Design sem nome (8).png

Informações importantes

A resposta para as suas perguntas

Qual é o endereço da Bonito Ecological?

Endereço:

Rua Dr. Pires, 850 – Bairro Formoso – Bonito/MS

CEP: 79290-000 – Mato Grosso do Sul

 

Telefone
(67) 9 9236 5200 – WhatsApp

Qual é a melhor época do ano para visitar Bonito?

Se for possível escolha períodos de “baixa-temporada”, nos quais os preços de hospedagem e dos passeios são menores, além da cidade receber menos visitantes e há disponibilidade de vagas nas principais atrações ecológicas. O ideal é o visitante escolher período de baixa temporada e vir livre e solto para escolher os passeios dia a dia, conforme as condições do tempo e se agrupar com demais hóspedes para utilizar o transporte compartilhado que é muito mais em conta, além da integração. As principais atrações ecológicas, as mais concorridas são: Gruta do Lago Azul, flutuação no Rio da Prata e no Rio Sucuri, rapel e/ou mergulho autônomo do Abismo Anhumas. menos do tamanho de um bairro de uma cidade grande ou média, conta com bom policiamento – Batalhões de Polícia Militar, Civil e Municipal – relaxe. 
Em qualquer época se pode visitar Bonito, trabalhamos os 365 dias do ano.

Como funciona o turismo em Bonito?

Em Bonito se pratica a atividade denominada de “Turismo Ecológico Sustentável”, com maioria das atrações em propriedades particulares, apenas duas delas administradas pelo poder público municipal, seguindo e obedecendo rigorosamente as leis municipais e federais que regulam todos os atrativos turísticos, em sua maioria em áreas rurais, fazendas e sítios ecológicos. Todas as atividades são monitoradas por guias de turismo habilitados, formados pelo Ministério do Turismo, especificamente para operar em Bonito e região da Serra da Bodoquena. Todos os atrativos turísticos têm Licenças Ambientais, projetos de manejo e capacidade de carga, isto é, um limite de vagas por dia, de maneira que não se pode ultrapassar o limite estipulado nos projetos. O visitante não pode ir a nenhum dos passeios por sua conta própria, deve antes agendar seus passeios em uma agência de turismo da cidade de Bonito, que verifica disponibilidade de vagas e reserva os passeios desejados, convoca os guias, emite os vouchers digitalmente e orienta em detalhes os caminhos a serem seguidos até cada atração ecológica. a Bonito Ecological Tour, que funciona dentro do Hostel para maior comodidade de seus hóspedes, salientando que os preços dos passeios são tabelados pelo COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Bonito, ou seja, cada passeio tem seu preço tabelado, igual em todas as agências da cidade.

Bonito é caro?

Quem afirma que o turismo de Bonito é caro esta equivocado e também não sabe o que é turismo ecológico. Em Bonito há atrações ecológicas com vários preços, desde R$ 55,00 até de R$ 1690,00 por pessoa, de forma que cada um escolhe os passeios dentro do seu orçamento, lembrando que as atrações mais radicais como rapel e mergulho autônomo, com preços bem mais elevados não são consideradas como passeios, sim como esportes radicais, com equipamentos especiais, equipes especiais e números de vagas muito reduzido por dia. Há um alto custo em cada atrativo ecológico, desde projetos e manejo até a aprovação das “Licenças Ambientais de Operação”, equipes de funcionários para manter as infraestruturas sempre em conformidade com as exigências legais, equipamentos individuais que são fornecidos para cada turista, higienizados e estelerilizados. Portanto, não se deve comparar turismo de litoral e de serras com turismo ecológico, sobretudo em Bonito que tem uma das melhores organizações que preserva o meio ambiente com segurança para os visitantes, já ganhou prêmios de melhor destino de turismo ecológico do Brasil por 13 vezes consecutivas, um prêmio no exterior, fatos que nos orgulhamos e nos motivam a melhorar a cada dia. Além de tudo isso, Bonito tem atrações ecológicas inigualáveis, a natureza da região é única, temos obrigação de preservá-la. Venha conferir e ser mais um fã como milhares de pessoas que retornam sempre e afirmam que Bonito não é um destino para visitar apenas uma vez, mas sempre.

Como é o clima em Bonito? Qual época chove mais? Faz frio no inverno?

O clima da região da Serra da Bodoquena é geralmente quente, mesmo nos períodos de inverno, embora também receba frentes frias que derrubam a temperatura, ás vezes na casa dos 32º graus para 10° ou 15°, mas isso é raro de acontecer. As chuvas geralmente são rápidas, passageiras, dificilmente prejudicam a atividade do turismo e raramente fica chovendo o dia todo. Nós recomendamos que o visitante disponibilize uma semana (7 dias), mínimo 5 dias “cheios” para conhecer as maravilhas da natureza de Bonito, mas quem vem com apenas um 2 ou 3 dias, corre o risco de perder um dia ou mais, no caso de uma frente chuvosa daquelas que afeta quase o país inteiro. Bonito não é um destino para passar um fim de semana, pois são mais de 30 atrações ecológicas, das quais 7 delas são imperdíveis, de forma que para conhecer todas seriam precisos pelo menos 18 dias, fora o Pantanal que esta próximo, pode-se aproveitar a mesma viagem para os dois destinos, ideal disponibilizar 10 dias para os dois. Como geralmente a maioria não tem disponíveis 18 dias, é comum turistas que voltam várias vezes para realizar os passeios que não fizeram da primeira vez e repetem passeios que gostaram muito. Temos hóspedes que já retornaram muitas vezes, alguns mais de 20 vezes.

Crianças podem ir nos passeios em Bonito?

Com crianças ainda muito novas (bebês) os passeios de Bonito ficam restritos aos balneários, os principais são proibidos por medida de de segurança, como por exemplo, a Gruta do Lago Azul, Rio da Prata e outros dos mais lindos e emocionantes. As crianças começam a aproveitar os passeios de Bonito a partir dos 5 anos de idade.

Não sei nadar? Posso fazer os passeios em Bonito?

Sim, mesmo sem saber nadar qualquer pessoa poderá curtir as flutuações nos maravilhosos rios de águas cristalinas de Bonito, porque os atrativos têm o equipamento que é obrigatório: roupa de neoprene que vai te aquecer e com ela já é o suficiente para não afundar, o colete salva-vidas, a máscara, o tubo snorkel e a botinha ou sandália. O guia de turismo que será responsável pelo seu grupo, lhe dará todas as orientações e as regras de cada atração e acompanha o grupo em toda a descida do rio, dando o suporte necessário para todos, principalmente para aqueles que nunca praticaram esta atividade.

O que levar na mala para Bonito e Pantanal?

Para as atividades do turismo ecológico de Bonito você deve trazer roupas leves: bermudas e shorts, camisetas, dois tênis ou bota trekking, sandálias tipo papete (aquelas que ficam fixas nos pés, amarradas nos calcanhares), chapéu ou boné. Os calçados devem ter solado de borracha. Para as mulheres recomendamos usar “maiô” sob as roupas de neoprene que são fornecidas nas flutuações do rios, pois são mais confortáveis do que biquinis. Para quem vai praticar rapel, o ideal é trazer um par de meias mais longa (meio da canela) e com cabelos compridos fivelas ou aranhas para prendê-los. Também é importante uma pequena mochila, para levar seus pertences e uma garrafinha de água para os passeios. Ah,…sabonete cremoso (Dove) e shampo para cabelos secos e condicionador são importantíssimos, porque a água de Bonito têm muita concentração de calcário que resseca a pele e os cabelos. Por esta dica você não esperava, né ?
Para quem vai esticar a viagem para o Pantanal, insira na mochila roupas mais espessas, tipo calças e camisas jeans de mangas longas e um frasco de repelente contra mosquitos do tipo cremoso e um protetor solar – ah, sabonete
Nos períodos de inverno – maio até meados de setembro – é bom trazer um casaco mais espesso e uma coberta ou saco de dormir, pois o Hostel disponibiliza apenas um cobertor para cada hóspede. Assim você poderá usar o seu cobertor fora dos apartamentos. Roupa de cama, cobertor e travesseiro do Hostel devem ser usados somente dentro do apartamento

Grupos e excursões para Bonito.

a Bonito Ecological tem tradição em receber grupos de excursões de escolas, universidades e outros. Montamos roteiros especiais incluindo os passeios ecológicos, transporte local e refeições através da nossa Agência que opera dentro do Hostel, tudo com preços acessíveis de acordo com as condições financeiras dos visitantes, com cortesias para até 2 (dois) acompanhantes guias responsáveis na hospedagem e passeios – cortesia para até 2 (motoristas) de ônibus do grupo na hospedagem. 
Importante se possível escolher um período de “baixa temporada”, evitando feriados e as férias escolares, a fim de economizar com as diárias na hospedagem e, principalmente com os passeios. Em períodos de alta temporada, além dos preços dos passeios mais altos, há muita dificuldade de se conseguir vagas, uma vez que há um limite diário em cada um deles. Portanto, conhecer Bonito em baixa temporada é muito mais tranquilo e menos custoso. Seu grupo também poderá conhecer e curtir as belezas naturais, fauna e flora do Pantanal que esta muito próximo de Bonito, com tarifas econômicas. 
Consulte-nos e receberá dezenas de informações, preços atualizados de todas as atrações ecológicas de Bonito e Pantanal.

Onde comer em Bonito?

Restaurantes mais frequentados de Bonito:
Casa do João, onde se pode experimentar a famosa “traíra sem espinha”, peixes deliciosos como o pintado, tilápia, pirarara e o pacu. Também serve, dependendo da época, pratos e porções com carne de jacaré e outras carnes exóticas, como também, carne bovina, suína e de frango;
Restaurante – Espaço Jack, almoço com comida caseira self-service e ás sextas-feiras Noite Pantaneira serve churrasco Fogo de Chão (foto abaixo) com música regional e toque do berrante;
Juanita Restaurante , almoço e jantar a la carte – peixes e picanha servidos na pedra;
Pizzaria San Marino, serve excelentes pizzas de variados sabores, inclusive a Pantaneira, famosa no Mato Grosso do Sul;
Pizzaria Venus, agora reformada, é uma das principais opções para quem quer comer uma pizza tradicional.
Seguindo, outros restaurantes bastante frequentados por turistas e por moradores de Bonito:
Churrascaria Pantanal / Restaurante Aquário / Restaurante Casarão / Tapera Restaurante / Vício da Gula / * Sorveterias Alegra.
Bares mais frequentados pelas galeras:
Taboa Bar – o mais tradicional de Bonito
La Bonita – fica na esquina em frente à Praça da Liberdade. Uma boa pedida pra quem gosta de interação
Bonito Beer – local para beber e apreciar excelentes cervejas artesanais da cidade e do Estado de MS
Recentemente abriu o espaço SOU + BONITO, um local agradável com diferentes variedades de comida, bebidas e música ao vivo.

Precisa de credencial para mergulhar como cilindro em Bonito?

Não é necessário ter credencial para mergulhar em Bonito. Agora quem quer experimentar pela primeira vez o mergulho, há a opção de batismo no Abismo Anhumas, Lagoa Misteriosa, Gruta do Mimoso e no Rio Formoso. Desce até 8 metros de profundidade.

Estou grávida. Posso fazer os passeios?

Depende. Há passeios que liberam a visitação de grávidas, outros estipulam um prazo máximo de meses de gestação, alguns liberam com laudo médico. Consulte-nos para saber de cada passeio.

Por que os rios de Bonito são tão transparentes? Posso beber a água?

Não deve beber água de Bonito, só mineral, para evitar ficar com asia ou diarreia, porque as águas de Bonito e região têm grande concentração de carbonato de cálcio (calcário) e magnésio, consideradas águas “duras”, levemente salobras, entopem as tubulações, calcificam as resistências elétricas dos chuveiros e outras complicações para a manutenção. Por outro lado, o calcário deixa as águas cristalinas, embelezando os rios e cavernas, viabilizando o turismo ecológico. 
Portanto, evite ingerir água da região, na cidade e nos rios, para não ficar “como um Rei”, sentando no trono, e perder dias de passeios.