Buscar
  • Luciano Terra

Roteiro Viagem para Bonito: O que fazer em 5 dias de passeios - Guia Completo de um especialista.



Águas cristalinas, cachoeiras exuberantes, animais silvestres e muito mais fazem de Bonito uma combinação perfeita para quem quer uma experiência inesquecível, aliando à ela a conscientização do quão importante é preservar a natureza por meio da educação ambiental.


Conhecida mundialmente pelo ecoturismo responsável, Bonito oferece mais de 50 opções de passeios, entre flutuações, cachoeiras aventuras, balneários e cavernas. Todos os anos pelo menos um passeio é inaugurado, para termos noção de quanta natureza é intocada.


Primeira dica de viagem para Bonito

Bem, para ir a Bonito não é simplesmente comprar uma passagem e "cair dentro". Nós sempre indicamos um bom planejamento com uma agência de turismo, que é a responsável pela intermediação dos ingressos e por montar um roteiro especializado de acordo com o perfil de cada visitante. Os passeios tem horário marcado e cada um deles se localiza em um determinado ponto. Desse modo é importante levarmos em consideração o deslocamento e o tempo, caso o visitante queira conhecer mais de um passeio por dia.


Como chegar em Bonito e como funciona o deslocamento


Há 4 maneiras de conhecer Bonito: a primeira é comprar uma passagem de avião até o Aeroporto de Bonito mesmo, com a GOL ou AZUL. De lá nossa agência organiza transporte ida e volta para o seu hotel. A segunda é chegar pelo Aeroporto de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Como são aproximadamente 290km de distância, é preciso tomar um transporte compartilhado, que também organizamos. A terceira opção é alugar um veículo nos aeroportos citados e se dirigir à cidade. Compensa, financeiramente, alugar um veiculo estando em 2 pessoas ou mais, e também pelo conforto de deslocamento. A quarta opção, se você for aventureiro e curte uma estrada, pode vir com o carro próprio. Os passeios são de fácil acesso e 80% das estradas são asfaltadas. As estradas de chão são bem cuidadas também.


Onde se hospedar em Bonito

Hospedagem Econômica

Bonito Hi Hostel - considerado um dos meios de hospedagem mais pioneiros e conhecidos de Bonito, está na região desde 1997 e conta com mais de 28 apartamentos, entre suites privativas, camas em dormitório compartilhado para quem quer conhecer pessoas do mundo todo, e camping. É hospedagem ideal para quem quer economizar, já que os valores dos passeios são um pouco mais elevados. Eles contam com a Bonito Ecological, uma das melhores agências de turismo de Bonito. Café da manhã, piscina e um ambiente ótimo para fazer amigos é a melhor pousada de Bonito.



Hospedagem mais requintada

Pousada Muito Bonito - junto do Bonito Hi Hostel, a pousada é sem dúvida uma das referências de hospedagem em Bonito também pela sua tradição na cidade. Conta com um estilo de pousada com características locais do Mato Grosso do Sul, além de café da manhã e piscina à vontade.


Luxo

Pousada Arte da Natureza - Para quem busca conforto, a Pousada Arte da Natureza é uma das pousadas mais conhecidas de Bonito, mesmo em tão pouco tempo em Bonito. Ela é muito procurada por suas piscinas privativas que estão presentes em boa parte de seus apartamentos superiores. Conta com uma piscina central, café da manhã mega completo, enfim, um local pra tirar centenas de fotos!



O que fazer em 5 dias de passeios em Bonito? Levando em consideração 5 dias inteiros.

Confesso que, para nós da Bonito Ecological, é difícil escolher um roteiro de 5 dias de passeios em Bonito porque há mais de 50 opções, porém escolhemos aqui alguns que podem ser interessantes colocar na programação.


Dia 1 - Chegada

BOIA CROSS CABANAS - Dependendo do horário que chegar, até por volta de 14h30, é possível fazer alguns passeios para começar a viagem e o boia cross é excelente. É super recomendado pois é uma aventura no rio formoso, em meio à cachoeiras e corredeiras, descendo rio em grupo e com guia autorizado e especializado.

Dia 2

GRUTA DO LAGO AZUL - Cartão postal de Bonito, é um passeio contemplativo pela caverna mais conhecida do Mato Grosso do Sul pelo seu lago azul e suas formações de calcário, como estalactites e estalagmites.

GRUTA DE SÃO MIGUEL - gruta semelhante à Gruta do Lago Azul, possui formações de calcário também e é excelente para fazer um "casadinho" com a primeira Gruta pois ambas ficam próximas uma da outra.

FLUTUAÇÃO NO AQUÁRIO NATURAL - primeira flutuação de Bonito, é ideal para fazer após as duas grutas e o almoço, pois fica perto da cidade. O ponto principal do passeio é a sua nascente, onde se pode ver "mais peixe do que água". Logo após curtir o local, dá-se inicio à descida pela correnteza do Rio Baia Bonita.

Dia 3

CEITA CORÊ, TRILHAS E CACHOEIRAS, COM ALMOÇO - um dos passeios queridinhos da Bonito Ecological, a Ceita Corê é um passeio em Bonito que não pode ficar de fora dos roteiros. Com seu estilo fazenda, rústico e bem típico da região, possui um receptivo lindo com um lago à frente, com deck e caiaques à vontade para os visitantes. Além das trilhas e cachoeiras, pontos principais do passeio, ao final da trilha, o visitante volta à sede mas antes passa na famosa Nascente do Chapeninha, um ponto onde nasce o rio e deságua no Lago da Sede. É um ponto HYPE de Bonito que merece muitas fotos.


PROJETO JIBOIA - À noite, a sugestão é conhecer o Projeto Jiboia, passeio conhecido pelas cobras e pelo seu idealizados, Henrique Naufal. A ideia é desmistificar o rótulo ruim que as cobras tem para boa parte das pessoas, mostrando a importância delas para a natureza. No fim da palestra, o visitante pode pegar a Jiboia e tirar fotos!

Dia 4

LAGOA MISTERIOSA - considerado um dos passeios mais solicitados, a Lagoa Misteriosa é um local que merece atenção na hora de comprar a passagem para conhecer Bonito. Em meados de Outubro até o meio de Abril do ano seguinte, a Lagoa fecha devido à proliferação de algas na superfície, o que deixa a água verde e sem visibilidade. Por esse motivo, caso queira conhecê-la, venha entre Maio e Setembro, época em que ela está aberta. Você vai conhecer o azul mais bonito do mundo, numa caverna inundada com 220m de profundidade conhecidos até agora, podendo chegar a mais do que isso. Na Lagoa pode-se praticar flutuação ou mergulho com cilindro. Não há necessidade de certificado de mergulho.


RIO DA PRATA FLUTUAÇÃO COM ALMOÇO - a flutuação no Rio da Prata é uma das mais conhecidas pela sua extensão. São cerca de 2000 metros descendo o Rio Olho D'Água até o encontro com o Rio da Prata. Antes o passeio se inicia na nascente do Rio Olho D'Água. Modalidade muito pedida por estrangeiros. Tanto Rio da Prata quanto Lagoa Misteriosa ficam na mesma fazenda e podem ser conhecidos no mesmo dia.

Dia 5

RIO SUCURI NASCENTES - a flutuação é conhecida por ter o rio com a água mais cristalina do Brasil e a terceira do mundo. O passeio tem extensão de 1800 metros dentro d'água e o visitante pode ver diversas variedades de peixes, como piraputangas, dourados, corimbás e, quem sabe, outros animais como Antas, Lontras e até Sucuri.


REFÚGIO DA BARRA - O balneário Refúgio da Barra é diferente dos outros pois possui o trecho mais cristalino do Rio Formoso pois, um pouco acima, há o encontro dos rios Sucuri e Formoso o que contribui para esse fenômeno. É um local exclusivo para no máximo 80 pessoas, possui restaurante e passeio de Stand Up Paddle. É um atrativo para complementar com o Rio Sucuri Nascentes pois ficam próximos.

Dia 6

BOCA DA ONÇA ADVENTURE COM CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO - um dos passeios mais tradicionais de Bonito e região, a Boca da Onça oferece uma série de locais diferentes de qualquer passeio. A começar pelo receptivo, onde o visitante vai encontrar um delicioso café da manhã. Ao terminar, o guia do passeio vai apresentar como será a operação durante a trilha. Locais como Janela para o Céu, cachoeira Boca da Onça e o Buraco do Macaco são pontos bastante procurados para registros de fotos. No fim do passeio, o almoço pantanteiro é aguardado.

Dia 7 - SAÍDA

BIO PARK - Caso o visitante possua a manhã livre antes de partir para o Aeroporto de Campo Grande ou de Bonito, o Bio Park é ideal para quem quer ver os animais da região de perto. O local é um abrigo para animais traficados ou resgatados de situações adversas. Lá uma equipe especializada cuida de todos e busca oferecer educação ambiental aos que visitam o local. Lobo Guará, Onça Parda, Catetos, Queixadas, Araras e outros animais podem ser vistos.


O que fazer em Bonito à noite

A vida noturna em Bonito oferece uma gama de opções interessantes. Além do próprio passeio Projeto Jiboia, nós recomendamos visitar a Casa do Vidro, onde tudo é que de vidro é reaproveitado, criando diversos objetos e utensílios bacanas. São ótimas lembranças sustentáveis para se levar de Bonito.


A Cachaçaria DiBonito, a Udu Cerâmica e a Bonito Beer são locais indispensáveis para conhecer. Os três locais tem produção artesanal local e também são interessantes para uma imersão cultural de Bonito.


A Praça da Liberdade, logo na entrada da cidade, é um dos pontos preferidos para quem quer tirar fotos. No centro há uma fonte com piraputangas gigantes para registrar.


Onde comer em Bonito

A culinária de Bonito é diversificada e oferece tantas opções que fica difícil escolher, porém segue abaixo locais deliciosos para você provar:

CASA DO JOÃO - local tradicional de Bonito, é um dos restaurantes preferidos dos visitantes.

JUANITA RESTAURANTE - restaurante queridinho dos Bonitenses e dos turistas. A indicação é comer o Pacu na Brasa ou a famosa Costela.

BONITO BEER & PIZZARIA - além das cervejas artesanais, o local conta uma pizzas deliciosas como aperitivo para acompanhamento.

PANTANAL GRILL - um dos restaurantes mais antigos de Bonito, oferece deliciosos pratos diversificados. Vale pedir o menu de peixes.

ESPAÇO JACK - restaurante para o almoço entre um passeio e outro com preço atrativo. Às vezes os donos realizam festas pantaneiras características.

ZAPI ZEN PIZZARIA - Pizzaria diferente das tradicionais. Oferece massas diferentes com sabores e temperos locais, da região. Há pratos veganos e vegetarianos.

TURQUESA - para quem procura algo bem personalizado, a Turquesa é o local perfeito. Os donos, Erika e João, fazem todos os pratos na hora e misturam sabores da região com comida árabe.


Para quem procura opções de mais ou menos dias em Bonito, segue abaixo um resumo de roteiros.


3 DIAS INTEIROS EM BONITO

1ª dia (chegada) - Balneário Bosque das Águas

2º dia - Nascente Azul Flutuação com Flutuação na Gruta do Mimoso

3º dia - Parque das Cachoeiras

4º dia - Porto da Ilha com Bote no Rio Formoso

5º dia (saída) - Gruta de São Mateus


4 DIAS INTEIROS EM BONITO

1ª dia (chegada) - Arvorismo Cabanas

2º dia - Barra do Sucuri Flutuação com Praia da Figueira

3º dia - Recanto das Águas com almoço

4º dia - Cachoeiras Serra da Bodoquena com almoço

5º dia - Balneário do Sol

6º dia (saída) - Flutuação no Aquário Natural


7 DIAS INTEIROS EM BONITO

1ª dia (chegada) - Arvorismo Cabanas

2º dia - Barra do Sucuri Flutuação com Praia da Figueira

3º dia - Recanto das Águas com almoço

4º dia - Cachoeiras Serra da Bodoquena com almoço

5º dia - Balneário do Sol

6º dia (saída) - Flutuação no Aquário Natural


Para saber mais sobre outras opções que Bonito tem para oferecer, entre em contato conosco que te ajudaremos a organizar um roteiro super personalizado.






13 visualizações0 comentário