Buscar
  • Luciano Terra Campos

O que NÃO SE DEVE FAZER em Bonito? Dicas importantes!



Tá, sabemos que há centenas de coisas legais para se fazer em Bonito, como passeios, restaurantes, que tipo de transporte usar, qual hospedagem se adapta melhor ao perfil de cada um, mas sabemos que, todo destino, há determinadas ações que não devemos fazer, sejam elas de qualquer tipo.


Bonito, como destino de natureza, requer algumas atenções para que o visitante tenha a melhor experiência aliada à ações essenciais e importantes. Veja abaixo algumas dicas que a Bonito Ecological separou para você:


  1. EVITE BEBER A ÁGUA DA TORNEIRA E DOS RIOS


A água dos rios de Bonito são lindas e é fruto da ação do calcário, que age "grudando" nas substâncias fazendo com que elas se depositem no fundo do rio, deixando assim a água super cristalina. No entanto, ele pode causar desconforto intestinal aos que decidirem bebê-la. Portanto, evite-a para que tenha uma viagem sem problemas.


2. AO FAZER FLUTUAÇÃO, NÃO PISE NO FUNDO DO RIO


Como dito na dica anterior, os sedimentos ficam depositados no fundo do rio e, em qualquer movimentação do visitante ao pisá-lo, pode levantá-los, fazendo com que a visibilidade do rio fique prejudicada para os grupos posteriores. Ao se sentir cansado, apenas vire de barriga para cima e deixe que a correnteza o leve naturalmente, afinal você estará de roupa de neoprene e colete salva-vidas, itens obrigatórios para a realização do passeio, já fornecidos pelo mesmo.


3. NÃO SAIA DA ROTA DAS TRILHAS DOS PASSEIOS


Todo ato, mesmo que pareça pouco, é importante para a preservação da natureza. Ao sair da trilha e adentrar no mato intocável, com o tempo ele pode se degradar. A intenção do ecoturismo em Bonito é o menor impacto possível.


4. NÃO RETIRE NADA DA NATUREZA, A NÃO SER FOTOS


Assim como na dica número 3, é solicitado que o visitante NÃO LEVE nada de lembrança da natureza, mesmo uma pedra. Apenas lembranças e fotos. =)



5. NÃO DEIXE DE PRESTAR A ATENÇÃO NAS INFORMAÇÕES PASSADAS PELO GUIA


Sabemos que a natureza e suas belezas nos chamam e, naturalmente deixamos as informações preliminares passadas pelo guia sem prestar a atenção devida. É muito importante que todas as informações sejam assimiladas por questões de educação ambiental e para segurança do visitante.


6. NÃO PASSE PROTETOR SOLAR OU REPELENTE ANTES DE ENTRAR NA ÁGUA


Ao passar produtos de pele antes de entrar no rio, você estará contaminando o rio com produtos químicos. O ideal é passá-los muito tempo antes, como no próprio hotel para que o seu corpo possa absorvê-los de forma consciente e correta.


7. NÃO SE ATRASE PARA OS PASSEIOS


Diferente de outros destinos, Bonito possui regras importantes para a preservação e organização do destino. Ao marcar os passeios, todos possuem horários determinados, como um embarque de avião, ônibus e etc. Portanto, não atrase para começar pois pode prejudicar o restante do grupo e de toda dinâmica do passeio.


8. NÃO SE APROXIME DE ANIMAIS SILVESTRES SEM A ORIENTAÇÃO DO GUIA


A possibilidade de avistar e ficar cara a cara com algum animal silvestre de maior porte é considerada média, como por exemplo o encontro com antas, capivaras, lontras, ariranhas, sucuris e outros. Ao encontrá-los, apenas chame o guia e o restante do grupo e aguarde orientações do guia.


O respeito pelas regras ajuda a manter a fauna e a flora de Bonito e da região da Serra da Bodoquena intocáveis.



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo