Buscar
  • Luciano Terra Campos

Lagoa Misteriosa é passeio imperdível, mas só opera em um determinado período do ano. Confira!


Foto - divulgação www.gruporiodaprata.com.br

 

Transparência incrível, caverna inundada, profundidade desconhecida, flutuação e espeleomergulho. Essas são as principais características que se destacam na Lagoa Misteriosa, um dos passeios mais pedidos e queridinhos de Bonito e região, principalmente para aqueles que querem praticar o mergulho de cilindro.Veja algumas características do passeio:


Transparência única - A Lagoa Misteriosa deslumbra com sua incrível transparência e variedade de tons de azul .Tal nitidez se deve à presença de rochas calcárias, que sedimentam as impurezas, tornando a água da região muito cristalina. A copa das árvores que contornam o local pode ser vista a uma profundidade de 40 metros.


Caverna inundada - A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de origem submersa, ou seja, uma caverna formada por correntes em águas subterrâneas, e é uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil, chegando a mais de 220 metros de profundidade.


Profundidade desconhecida - Imagine mergulhar em uma área onde você não tem certeza de sua profundidade. Este é o segredo da viagem! Em 1998, o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira registrou a marca de 220 metros de profundidade. Mas eles ainda não encontraram sua profundidade real.


Mas por que, então, com tanta beleza assim, ela só opera em um determinado período do ano?



Foto - divulgação www.gruporiodaprata.com.br

 

Entre meados de outubro a meados de abril ocorre a proliferação de algas, processo natural que causa o turvamento das águas do atrativo cujo tom azul cristalino passa para o verde, impedindo a visibilidade. Por isso as atividades de flutuação e mergulho com cilindro nas categorias batismo (8 metros para iniciantes) e básico (18 metros) são suspensas.No período de atividades rasas suspensas, caso haja as condições de visibilidade necessárias, é possível realizar o mergulho avançado e mergulho técnico, para mergulhadores credenciados (consultar previamente condições de visibilidade).


Quais são suas atividades?


Trilha e Flutuação - Siga por uma trilha interpretativa rica em fauna e vegetação da região até um mirante de onde você poderá contemplar toda a beleza da Lagoa Misteriosa.

Em seguida , flutue em um lago de águas azuis com visibilidade de 40 metros.


Trilha e Mergulho com cilindro - O passeio segue um percurso semelhante ao passeio Trilha e Flutuação , mas o tipo de atividade aquática é diferente.O passeio oferece quatro tipos diferentes de mergulho: Batismo (8 metros), Autônomo Básico, Autônomo Avançado e Autônomo Avançado Nitrox.


Trilha e Mergulho técnico - Somente mergulhadores com certificação podem utilizar esta modalidade . Os mergulhos planejados dentro dos limites de cada mergulhador serão de certificação atrativa, e toda a operação será supervisionada por um mergulho profissional recomendado por um profissional autorizado pelo atrativo.


Se o seu principal motivo é conhecer a Lagoa Misteriosa, venha entre meados de abril a setembro, época em que ela está operando, no entanto sempre entre em contato com a nossa equipe para saber sobre as condições de reabertura, pois pode variar.

16 visualizações0 comentário