top of page
Barra do Sucuri_.jpg

Bonito por Natureza:
O Blog Oficial da sua viagem para BONITO MS

Bonito-MS em Junho: Tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem

Atualizado: 26 de mai. de 2023

Imagine-se imerso na natureza exuberante de Bonito-MS, explorando águas cristalinas, grutas com formações geológicas e trilhas que revelam paisagens únicas. Junho é o mês ideal para aproveitar tudo isso em um clima ameno e o principal: devido ao baixo índice de chuvas, as águas ficam ainda mais transparentes.


Continue lendo para descobrir os segredos de Bonito, incluindo informações sobre clima, temperaturas e roteiros para 4, 5 e 6 dias, com passeios e hospedagem. Vamos revelar também a melhor época para visitar a Lagoa Misteriosa e como as águas ficam ainda mais cristalinas em junho. Preparado? Então vamos lá!


Bonito em junho: Por que vale a pena?

Menos chuvas e águas mais cristalinas: Junho é um excelente mês para visitar Bonito, pois costuma chover menos nessa época do ano, tornando as águas dos rios mais cristalinas. Essa característica contribui para melhor visibilidade durante os passeios de flutuação, snorkeling e mergulho, proporcionando uma experiência única aos visitantes. Além disso, após o período de chuvas, as cachoeiras estão volumosas, o que proporciona cenários lindos para fotos.


Clima e temperatura de Junho em Bonito. Como são?

Clima ameno e temperaturas agradáveis: O clima em junho em Bonito é ameno e agradável, com temperaturas que variam entre 15 e 30 graus Celsius. Essa condição favorece a realização de atividades ao ar livre, como trilhas e passeios, sem que os turistas sofram com o calor ou as chuvas típicas do verão.


Mesmo que o dia esteja um pouco frio, as flutuações são ideais porque os rios costumam ter a temperatura entre 20 e 26 graus; além disso o visitante usa roupa de neoprene, o que mantém o corpo aquecido, fazendo com que o frio fique imperceptível.




Quais passeios conhecer em Bonito no mês de Junho?

Embora as mais de 60 atividades sejam ótimas para conhecer em qualquer período do ano, listamos alguns atrativos que ficam ainda mais deslumbrantes no mês de Junho.


Lagoa Misteriosa - O passeio só opera em um determinado período do ano, em meados do fim de Abril até início de Outubro. Fora dessa época acontece a proliferação de algas na superfície, o que deixa a água verde e sem visibilidade.

Quais são os passeios da Lagoa Misteriosa? Há duas modalidades de passeio: a flutuação livre, e o mergulho com cilindro para todos os níveis, desde o batismo até os mais níveis avançados.


Flutuação no Rio Sucuri - A operação no Rio Sucuri consiste na modalidade de flutuação, onde os visitantes são levados em uma trilha que percorre a mata ciliar até a nascente do rio. Durante a caminhada, é possível apreciar a diversidade da fauna e flora locais, incluindo peixes como piraputangas, dourados, corimbás e até outros animais aquáticos como lontras, ariranhas, jacarés e até antas. Após a nascente, o grupo começa o passeio em um deck, descendo aproximadamente 1800 metros.


Eco Serrana Park - O passeio fica localizado no Parque Nacional da Serra da Bodoquena e possui três trilhas com almoço:

Canion do Rio Salobra - passeio em trilha seca e aquatrekking. São aproximadamente 7,6km de trilha pelo Rio Salobra onde o visitante poderá avistar canions e os trechos mais cristalinos do Rio Salobra. Como não chove, a prática é de caminhada dentro do rio é mais tranquila.


Trilhas e Cachoeiras - o visitante irá desfrutar dos encantos que a diversidade ambiental local oferece, em meio a uma maravilhosa mata preservada às margens do Rio Salobra e Rio Limoeiro. Em um trajeto de 2.000 metros (ida e volta), de trilhas leves com baixo grau de dificuldade, sem restrições, acessível para pessoas de todas as idades. Com 4 paradas de banho, conhecendo duas pequenas cachoeiras e duas praias de seixos. Balneário ao lado do receptivo com acessibilidade


Poção do Rio Azul - Passeio com aproximadamente 5.200 metros (ida e volta) de trilhas rústicas, para conhecer este inacreditável cenário escondido na Serra da Bodoquena. O Poção é uma ressurgência em forma de lago, com aproximadamente 150 metros de diâmetro e mais de cinquenta metros de profundidade, incrustado em um anfiteatro de rocha com aproximadamente 25 metros de altura, um local de beleza única, literalmente de tirar o folego. Passeio com caminhada de médio grau de dificuldade, em trilha que margeia o Rio Limoeiro e permite ao visitante aproveitar duas cacheiras com parada para banho antes da chegada ao surpreendente Lago Azul esculpido durante milhões de anos pela natureza, que deixará o visitante extasiado com tamanha beleza no coração da Serra da Bodoquena.


Flutuação no Rio da Prata - a flutuação no Rio da Prata é realizado em grupos de até 09 pessoas com o acompanhamento de um guia especializado. Ao chegar no atrativo o visitante receberá o equipamento adequado, já incluso no valor, para a realização da atividade. Para chegar à nascente do rio Olho D'água, onde se inicia o passeio, o grupo é transportado até a Reserva Particular do Patrimônio Natural. O passeio inicia-se com uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio da Prata, através de uma trilha interpretativa.


Os visitantes, durante o percurso, irão se deparar com inúmeras árvores centenárias, orquídeas e bromélias e avistar diversas espécies de mamíferos como: quati, macaco prego, queixada, cotia, tamanduá, cateto, entre outros, bem como observar as diferentes espécies de aves que habitam no local. Ao chegar na nascente do Rio Olho D'Água - uma imensa piscina natural de águas cristalinas.


O guia ajudará todos a se equipar para a exploração dos arredores .Após essa preparação inicia-se o passeio de flutuação. A suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes alguns dos companheiros durante a descida pelo rio. São cerca de 2 km de percurso, até o encontro dos rios Olho D'Água e o Rio da Prata.


Mergulho de Cilindro no Rio da Prata - A atividade de mergulho dura aproximadamente 40 minutos, abrangendo um percurso de cerca de 600 metros pelo Rio da Prata, com profundidades variando entre 5 e 7 metros.


As águas límpidas e cristalinas do Rio da Prata proporcionam uma experiência mágica e única, tornando-se acessível até mesmo para aqueles que nunca experimentaram o mergulho antes. Um cenário subaquático deslumbrante composto por feixes de luz solar, galhos e troncos submersos, paredes rochosas e formações geológicas, além de uma infinidade de peixes, revela um ambiente totalmente distinto da superfície.


A aventura começa no deck de pedra, onde um instrutor certificado (Dive Master) fornecerá todas as orientações necessárias, além de verificar e ajustar os equipamentos antes de iniciar a imersão.


Mergulho de Cilindro no Rio Formoso - Excelente para quem quer experimentar a sensação de mergulhar com equipamento scuba em meio a cardumes de peixes no impressionante cenário do Rio Formoso (o principal da região), que se caracteriza pelos troncos submersos e formações calcárias, além da sensação de estar dentro de uma garrafa de champanhe quando estiver embaixo da cachoeira. A atividade também poderá ser praticada por quem nunca mergulhou antes.

O percurso é de aproximadamente 300m. É acompanhado por um instrutor e tem duração mínima de 30 minutos dentro d’água a uma profundidade média de 5m. Este mergulho agrada inclusive os mais experientes, pelo visual diferente e também pela transparência da água.


As atividades não listadas não significam ter menor importância. Na verdade as mencionadas ficam ainda mais exuberantes nessa época do ano levando em consideração o clima e a temperatura.


SUGESTÃO DE ROTEIRO DE 4 DIAS DE PASSEIOS EM BONITO NO MÊS DE JUNHO


Dia 1

Gruta do Lago Azul de manhã - Considerada o cartão postal da cidade de Bonito a Gruta do Lago Azul é um passeio contemplativo e histórico que tem início com uma caminhada de aprox. 300m até a entrada da caverna, onde já se pode ter uma ideia de sua beleza. Descendo aprox. 200m por uma escadaria cavada na terra, avista-se um lago que encanta pelas águas de tom intensamente azuladas e belíssimos espeleotemas de milhares de anos. O receptivo oferece bar e restaurante, sanitários e loja de souvenirs.


Flutuação no Rio Sucuri Nascentes à tarde - Situado na Fazenda São Geraldo, após receber os equipamentos de flutuação, acompanhado do Guia de Turismo, o visitante começa a caminhada de 15 minutos, conhecendo a nascente do Rio Sucuri e apreciando a fauna e floras locais, com paradas em mirantes em meio à mata ciliar.

Em seguida, começa a flutuação nas águas cristalinas com diversos peixes e exuberante flora subaquática. A fazenda tem um belo receptivo, com piscina, restaurante e loja de souvenirs, também oferece delicioso almoço.


Dia 2

Mergulho com Cilindro na Lagoa Misteriosa - Primeiro, para chegar à Lagoa Misteriosa, você percorre uma trilha de aproximadamente 15 minutos. Essa caminhada proporciona uma excelente oportunidade para desfrutar da beleza natural ao redor.

Ao final da trilha, você encontrará um mirante que oferece uma vista deslumbrante da Lagoa. A partir deste ponto, uma escada (bem projetada e segura) leva até a área destinada à prática de atividades aquáticas.


O que fazer As principais atrações da Lagoa Misteriosa são a flutuação e o mergulho. Os equipamentos necessários estão inclusos no valor do passeio. A limpidez das águas é tanta que muitos visitantes têm a sensação de estarem voando enquanto flutuam.

No que diz respeito ao mergulho, há quatro categorias disponíveis. Apenas uma delas, chamada de "Mergulho Batismo", é permitida para aqueles que não possuem curso ou certificação. Para os interessados em experimentar essa aventura, os guias oferecem instruções detalhadas antes de mergulharem com cilindros de oxigênio, alcançando profundidades de até oito metros!


Flutuação no Rio da Prata - O passeio de flutuação no Rio da Prata é realizado em grupos de até 09 pessoas com o acompanhamento de um guia especializado. Ao chegar no atrativo você receberá o equipamento adequado, já incluso no valor, para a realização da atividade. Para chegar à nascente do rio Olho D'água, onde se inicia o passeio, o grupo é transportado até a Reserva Particular do Patrimônio Natural. O passeio inicia-se com uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio da Prata, através de uma trilha interpretativa.


Os visitantes, durante o percurso, irão se deparar com inúmeras árvores centenárias, orquídeas e bromélias e avistar diversas espécies de mamíferos como: quati, macaco prego, queixada, cotia, tamanduá, cateto, entre outros, bem como observar as diferentes espécies de aves que habitam no local. Ao chegar na nascente do Rio Olho D'Água - uma imensa piscina natural de águas cristalinas - o guia alerta os visitantes para o início do treinamento que visa a adaptação da máscara e snorkel para a realização da atividade.


O guia ajudará todos a se equipar para a exploração dos arredores.Após essa preparação inicia-se o passeio de flutuação. A suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes alguns dos companheiros durante a descida pelo rio. São cerca de 2 km de percurso, até o encontro dos rios Olho D'Água e o Rio da Prata.


Dia 3

Ceita Corê, dia todo - Na língua tupi-guarani “Terra de meus filhos”. A fazenda apresenta uma das sedes mais bonitas e tradicionais da região, com uma belíssima casa à beira de um lago de águas cristalinas, onde o visitante poderá conhecer a nascente do Rio Chapena e descerflutuando por ela . Uma trilha de aproximadamente 1.800m na mata ciliar do Rio Chapeninha leva o visitante à seis cachoeiras formadas portufas calcárias e pequenas grutas, além de piscinas naturais e carretilha. O almoço típico de fazenda é servido na sede que possui bar e restaurante, sanitários, piscina, mesas p/ jogos,redário e loja de souvenires


Dia 4

Porto da Ilha COMBO BOTE, dia todo - Se você curte atividades radicais e quer aproveitar cada momento da sua viagem, o Combo Bote Porto da Ilha é uma excelente opção, pois alia as belezas da natureza à diversão das atividades.


Bote Rio Formoso: o passeio de Bote do Ecopark Porto da Ilha, leva um grupo de até 12 pessoas para um incrível passeio, passando por paisagens maravilhosas e descidas em cachoeiras que garantem aquele friozinho na barriga! O contato com a natureza preservada e a interação com o restante do grupo fazem parte da experiência. O passeio é acompanhado de um monitor por bote.


Stand Up Paddle: o Stand up Paddle é um esporte aquático que utiliza uma prancha similar à prancha de surf, possibilitando flutuar nas águas cristalinas do Rio Formoso em pé com o auxilio de um remo para se locomover. O desafio é ficar em pé o maiortempo que conseguir!


Boia Cross: o passeio de boia Cross do Eco Park Porto da Ilha tem diversão garantida! A descida é feita em boias individuais circulares ou ovais passando por corredeiras e cachoeiras do Rio Formoso.


Descubra Bonito em Junho com a Bonito Ecological Está pensando em explorar Bonito no mês de Junho? Deixe a Bonito Ecological cuidar de todos os detalhes! Com mais de 25 anos de experiência, nossos especialistas em Bonito estão prontos para ajudá-lo a criar o itinerário perfeito e adquirir ingressos para as melhores atrações de Bonito/MS de forma simples e eficiente.

Confira algumas das vantagens que fazem da Bonito Ecological a agência ideal para sua viagem:

  1. Experiência comprovada: Desde 1997, temos ajudado turistas a vivenciar experiências inesquecíveis em Bonito. Nossa vasta experiência nos permite oferecer um serviço de alta qualidade, personalizado e ajustado às suas necessidades e preferências.

  2. Equipe especializada: Contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados e apaixonados por Bonito, que conhecem a região a fundo e estão prontos para lhe oferecer dicas e sugestões valiosas para tornar sua viagem ainda mais especial.

  3. Atendimento personalizado: Na Bonito Ecological, cada cliente é único. Trabalhamos para entender suas necessidades e desejos, criando um roteiro sob medida para que você aproveite ao máximo sua viagem a Bonito.

  4. Parcerias estratégicas: Estabelecemos parcerias com os melhores hotéis, restaurantes e operadoras de turismo locais, garantindo a você acesso às melhores opções de hospedagem, alimentação e passeios, sempre com a segurança e o conforto que você merece.

  5. Suporte ao cliente: Oferecemos suporte completo antes, durante e após a sua viagem, garantindo que você possa aproveitar sua experiência em Bonito sem preocupações. Nossa equipe está sempre pronta para atender suas dúvidas e solucionar qualquer imprevisto que possa surgir.

Não perca a oportunidade de viver momentos inesquecíveis em Bonito. Escolha a Bonito Ecological e deixe-nos cuidar de todos os detalhes para que você possa desfrutar ao máximo da beleza e encanto dessa região incrível. Entre em contato conosco e comece a planejar sua aventura hoje mesmo!








383 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page