top of page
Barra do Sucuri_.jpg

Bonito por Natureza:
O Blog Oficial da sua viagem para BONITO MS

4 flutuações em Bonito de tirar o fôlego: descubra cada uma delas!

Se você está planejando uma viagem para a região, com certeza já ouviu falar sobre as famosas flutuações em Bonito, uma experiência única que atrai turistas de todo o mundo. Mas o que exatamente é a flutuação em Bonito?


Basicamente, é um passeio de ecoturismo que permite aos visitantes nadar em rios cristalinos e observar a fauna e a flora subaquática da região, em um ambiente de pura tranquilidade. Mas não se engane: essa atividade não é apenas para nadadores experientes! Com o uso de equipamentos de segurança e a orientação de guias especializados, a flutuação em Bonito pode ser apreciada por pessoas de todas as idades e habilidades aquáticas.


Vamos apresentar 4 passeios de flutuação em Bonito, com dicas de como funcionam as operações e o que você pode esperar de cada um deles. Prepare-se para se surpreender com a beleza da natureza de Bonito e mergulhar em uma aventura inesquecível!

A Flutuação NASCENTES DA SERRA, realizada no Rio Azul, é uma experiência transformadora de contato com a natureza. No receptivo o visitante receberá um briefing de segurança e todos os equipamentos necessários para a atividade. Iniciando a caminha leve por uma trilha interpretativa de 800 metros margeando o Rio Salobra até o deck de início da flutuação.

A flutuação tem início da nascente do Rio Azul, um verdadeiro santuário natural com uma água azul cristalina. Durante o percurso de 620 metros o visitante poderá observar algumas espécies de peixes e uma vegetação subaquática rara, realizando apneia em alguns pontos para vivenciar a sensação de mergulhar em uma floresta subaquática. Toda a atividade é realizada com o acompanhamento de guia especializado, possui seguro e um sistema de gestão da segurança.

Ao final da flutuação inicia-se o passeio náutico, onde o visitante embarca numa superaventura pelo Rio Salobra a bordo de um barco percorrendo aproximadamente 4km de percurso de rio. Este passeio é um complemento incrível, pois o visitante terá a oportunidade de se deslumbrar com uma paisagem inesquecível de fragmentos do Pantanal. Após o passeio de barco, o visitante desembarca em um deck que fica a apenas 300 metros do receptivo da fazenda.


 

O passeio de flutuação na Nascente Azul começa após uma breve apresentação da atividade pelo guia de turismo credenciado em mapa de atividades.


Logo após, temos inicio ao passeio através de uma trilha desenvolvida seguindo as normas de segurança e acessibilidade, proporcionando assim um passeio tranquilo e seguro para crianças, melhor idade e pessoas com deficiência.


A Trilha é composta por paisagens exuberantes. Na sua primeira etapa, temos a cachoeira de tufas calcárias, um cenário incrível composto por uma longa cachoeira que deságua em forma de véu. Chegando á sala de equipamento, há uma linda vista da Serra da Bodoquena. Logo após todos trajarem os devidos equipamentos de segurança fornecidos pela Nascente Azul, como roupa de neoprene, colete salva vidas, máscaras, snorkel e calçado, a trilha segue para o Rio Nascente Azul, onde habitam animais nativos que podem ser avistados frequentemente: macacos, catetos, cervos, antas e muitas aves.


Feita a ambientação do turista no rio, ajuste dos equipamentos e um leve treinamento realizado pelo guia, os turistas são direcionados para a contemplação da Nascente Azul, onde ocorre um fenômeno natural chamado espelhamento. Neste, a água reflete um tom azul turquesa, fenômeno raro e difícil de se encontrar na natureza. Essa maravilha da natureza deu origem ao nome Nascente Azul.

Graças às condições privilegiadas neste lindo cenário, o visitante tem a oportunidade única de realizar a apneia, mergulhando fundo até 7 metros para conhecer onde nasce suas águas. Após a exploração da nascente, inicia se uma tranquila e divertida descida pelo Rio Nascente Azul, acompanhado de diversas espécies de peixes e variadas plantas ornamentais.


A flutuação na Nascente Azul é uma experiência intensa e proporciona novas sensações. Por ser um rio largo, suas correntezas são quase imperceptíveis, proporcionando maior tranquilidade ao realizar a atividade.

Cada grupo é formado por no máximo 10 pessoas, com acompanhamento permanente do guia. Ao término da atividade, o retorno ao receptivo do passeio é feito através de nosso carro de apoio. O visitante pode aproveitar o Balneário Lago da Capela, que conta com restaurante, atividades extras como tirolesas, pêndulos e pontes suspensas.


 

A Gruta do Mimoso é uma caverna parcialmente submersa e é considerada pela comunidade internacional de mergulho uma das mais bonitas do mundo, devido à presença de formações únicas em seu interior. Em seu salão inicial, há um grande espaço com belas formações de onde qualquer pessoa pode contemplar sua beleza mesmo sem entrar na água.

Após ser equipado, o grupo iniciará a trilha de 300 metros contemplando a natureza local. É possível visualizar uma rica variedade de espécies da fauna e flora dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Em um deck, o grupo receberá instruções sobre os equipamentos que utilizará na flutuação e um treinamento prático, possibilitando,

assim, total adaptação com o ambiente.

Após o treinamento, o grupo descerá uma escadaria com 78 degraus (podendo

alterar conforme o nível de água da caverna), seguindo para a área interna da caverna

para dar início à flutuação no lago, contemplando boa parte da Gruta do Mimoso e

suas belíssimas formações geológicas.


 

Localizado a 7 km do centro de Bonito MS, o Passeio de Flutuação no Aquário Natural é feito no Rio Baía Bonita. Antes do início do passeio os visitantes têm um treinamento na piscina do atrativo e logo após, começam uma trilha interpretativa de 500m pela mata ciliar até chegar ao deque principal da nascente do rio.


São cerca de 800m de flutuação até o encontro com os rios Formoso e Formosinho, sendo que, no Rio Formoso se faz uma parada para usufruir da tirolesa. Durante o percurso um barco de apoio acompanha o grupo na flutuação.


Durante a Flutuação no Aquário Natural, o visitante terá a oportunidade de avistar vários peixes, animais e muita vegetação subaquática; também poderá aproveitar a parada no Rio Formoso e, com sorte, ver os animais nos recintos da trilha dos animais ao retornar na sede.

Ao final do passeio o visitante retorna para o almoço (opcional) no receptivo e poderá passar um bom tempo de descanso na sede.


O que é flutuação? A atividade é feita por cima da água, como se você estivesse boiando de barriga para baixo.


Não é necessário saber nadar, a atividade é realizada com um colete salva vidas que auxilia na flutuação. A correnteza dos rios vai conduzindo lentamente os visitantes pelo percurso, sempre acompanhados de um barco de apoio.


Antes de iniciar, você passará por um treinamento que será realizado em piscinas no próprio atrativo, para a adaptação do Snorkel, máscara usada para a respiração durante a atividade.


Cada uma dessas flutuações oferece aos visitantes a oportunidade de explorar os rios cristalinos e as cavernas subaquáticas da região, enquanto desfrutam da fauna e flora local.


As quatro flutuações apresentadas oferecem uma visão incrível da natureza e da vida subaquática da área, tornando-se uma experiência inesquecível para os turistas que buscam aventura e contato com a natureza.



22 visualizações0 comentário

Comments


CUPONS DE DESCONTO

Cupom de desconto para Bonito MS
bottom of page