top of page
Barra do Sucuri_.jpg

Bonito por Natureza:
O Blog Oficial da sua viagem para BONITO MS

30 DICAS sobre Bonito que você precisa saber!



Conhecer Bonito é um dos momentos mais mágicos para quem curte natureza, não é mesmo?! Para aproveitar bem e praticar o verdadeiro ecoturismo, a nossa equipe resolveu elencar 30 dicas essenciais para curtir Bonito de forma mais completa.


1. PELO MENOS 4 DIAS INTEIROS EM BONITO. Para quem vem a Bonito, principalmente de outros estados, recomendamos que fique pelo menos 4 dias inteiros para curtir pelo menos um tipo de modalidade que o turismo da região oferece, que são as seguintes: flutuações, cachoeiras, aventuras, balneários e cavernas. É possível conhecer até 3 passeios em um dia só, dependendo do escolhido e também dos horários disponíveis.


2. O PREÇO DOS PASSEIOS É TABELADO. Os preços dos atrativos são tabelados, isto é, mesmo que opte por cotar em várias agências, os valores serão os mesmos. A não ser que uma delas opte por baixar o preço diminuindo a sua comissão. No fim, ela precisa repassar o valor 100% que é de direito para o passeio.


3. OS PREÇOS DOS PASSEIOS NÃO SÃO CAROS. Bonito oferece uma prática de turismo diferente de outros destinos. Visando a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e a educação ambiental, os atrativos precisam seguir uma série de regras impostas por órgãos regulamentares fiscalizadores. Além disso, todos possuem infra estrutura impecável, com colaboradores qualificados, guias credenciados e bilíngues, restaurante, equipamentos de qualidade como máscara, neoprene, calçados, capacetes e etc. Todos os passeios tem capacidade limitada diária, não podendo exceder o permitido.

4. ESCOLHA PELO MENOS UM PASSEIO DE FLUTUAÇÃO. A principal modalidade e que há uma grande demanda em Bonito é a flutuação, que tem como princípio flutuar e descer os rios de Bonito com todo o equipamento necessário que são a máscara e snorkel, roupa de neoprene e calçado aquático. Nesse tipo de passeio é possível avistar centenas de peixes, como dourados, piraputangas, corimbas e outros, além claro contemplaras águas mais cristalinas do Brasil e do Mundo. A segunda modalidade são as trilhas e cachoeiras, seguida das cavernas, balneários e os de aventura.


5. QUAL TIPO DE TRANSPORTE USAR PARA OS PASSEIOS. Caso venha sozinho para Bonito, recomendamos usar o transporte compartilhado diário que tem para a maioria dos passeios, e a mototáxi. Todo esse serviço é contratado em nossa agência. Para 3 pessoas ou mais, sugerimos alugar um carro. Caso nenhuma das pessoas saiba dirigir, contratamos taxi privativo para os passeios, que também compensa mais do que usar as vans compartilhadas.

6. CLIMA E TEMPERATURA EM BONITO. A temperatura média em Bonito é predominantemente quente, com chuvas moderadas em sua maioria no verão e início de primavera. Durante o Inverno pode ocorrer dias de frio, mas são raros. O ponto positivo dessa época vai para a escassez de chuvas, deixando as águas ainda mais cristalinas. A Lagoa Misteriosa nessa época também opera.



7. AS CHUVAS E O FRIO ATRAPALHAM OS PASSEIOS? As chuvas são essenciais para que o volume dos rios se mantenha em um nível bom e adequado para a prática de cada modalidade. Se chover torrencialmente, um ou outro passeio pode sofrer alteração na transparência do rio, mas logo volta à sua forma normal. Já no frio, os passeios não sofrem porque a temperatura média dos rios varia entre 20°C e 26ºC, portanto se a temperatura externa estiver menor, é melhor estar dentro do rio do que fora. A recomendação é toalha logo ao sair pois o visitante pode sentir um pouco de frio.


8. HÁ PROMOÇÕES OU DESCONTOS NOS PASSEIOS? SE SIM, QUANDO? Embora os preços dos passeios sejam tabelados, há alguns que fazem valores diferenciados. Maio e Junho são meses que os atrativos, boa parte, fazem descontos interessantes. Durante a baixa temporada, há também combos, isto é, comprando mais de um passeio, os valores de ambos ficam abaixo da tabela. Confira com a nossa equipe!

9. COMO SÃO AS ESTRADAS PARA OS PASSEIOS. Para chegar nos passeios, a maioria passa por estradas de chão, mas boa parte também passa por asfalto. Bem sinalizadas, o Google Maps e o Waze funcionam perfeitamente para configurar rotas.


10. QUAIS AEROPORTOS ESCOLHER. Bonito fica no Estado de Mato Grosso do Sul e sua capital é Campo Grande. Boa parte dos visitantes chega através desse aeroporto e depois se desloca para Bonito, seja de carro alugado ou de van que faz o trajeto ida e volta dos hotéis. Porém o Aeroporto de Bonito tem recebido cada vez mais voos proeminentes de Viracopos (Campinas), e de Congonhas (São Paulo).


11. COMO SE DESLOCAR PARA OS PASSEIOS E QUAL É A FORMA MAIS BARATA. Há as seguintes opções: carro próprio ou alugado, vans compartilhadas desde os hotéis (ida e volta), taxi privativo ou mototaxi em alguns casos. Dependendo do número de pessoas, a partir de duas compensa o aluguel de carro, além do conforto claro de poder escolher melhor os passeios, horários e etc.


12. BALNEÁRIO PARA FAMÍLIAS. Para famílias com crianças, recomendamos sempre pelo menos um balneário, modalidade que atende a todos os públicos sem restrições.


13. AVENTURAS INDICADAS. Para quem curte uma aventura e gosta de interagir com outros visitantes, indicamos alguns passeios, como o Boia Cross, Arvorismo, rapel na Boca da Onça ou no Abismo Anhumas, Aquatrekking no Eco Serrana Park e pedaladas como Lobo Guará ou os 3 tipos de roteiro do Rota Aventura.


14. ANIMAIS SILVESTRES. Para quem quer experimentar um contato muito próximo com animais silvestres, indicamos as trilhas e cachoeiras do Rio do Peixe, onde o visitante pode avistar macacos e araras azuis que passam pela região. O Bio Park e o Buraco das Araras também são outros atrativos para quem é amante de animais.


15. TRILHAS LEVES. Para quem tem dificuldade de mobilidade ou não quer fazer trilhas mais longas e pesadas, indicamos os passeios Ceita Corê, Parque das Cachoeiras, Nascente Azul, Barra do Sucuri e os balneários locais.


16. GRUTA DO LAGO AZUL NÃO PODE SER CANCELADA. O passeio é gerenciado pela Prefeitura. De acordo com a política por ela imposta, não é possivel cancelar ou alterar a reserva já feita ou paga, a não ser que haja problemas de saúde, voos alterados e etc, portanto verifique com a agência e saiba mais detalhes.


17. O QUE LEVAR E RECOMENDAÇÕES SOBRE A ÁGUA. Traga roupas leves e claras, chinelos de dedo e fechado, tênis bom para caminhada, chapéu, repelente e protetor solar. Os rios de Bonito possuem o famoso calcário, responsável pela transparência das águas. Não é recomendado que beba pois é possível ter problemas estomacais. Para quem tem cabelos compridos e gosta deles macios, traga um bom condicionador e o sabonete Dove para hidratar a pele, pois as águas deixam o cabelo "duro" e a pele mais ressecada.


18. NÃO SEI NADAR. POSSO FAZER OS PASSEIOS? Sim, o turismo de Bonito é adequado para qualquer público. Nas flutuações, por exemplo, usa-se roupa de neoprene e o colete salva-vidas, ou seja, ambos os equipamentos fazem com que o visitante flutue e não afunde. Nos passeios de cachoeira e aventuras incluem o colete salva-vidas (nesse último é obrigatório).



19. PASSEIOS NO PANTANAL. Para quem quer conhecer o Pantanal também, aproveitando a viagem, recomendamos passar 3 dias e 4 dias em Bonito e 2 noites e 3 dias no Pantanal. Também contratamos o transporte entre o Aeroporto de Campo Grande, Bonito Hi Hostel e o Pantanal. Quem chega em Campo Grande até às 10h00am, sugerimos ir para o Pantanal primeiro, depois vir a Bonito e retornar à Campo Grande. Quem tem o voo da volta marcado saindo após às 20h30, sugerimos vir de Campo Grande para Bonito, depois de Bonito para o Pantanal e, por fim, do Pantanal para Campo Grande. Dessa forma, economiza-se um trecho. Para quem não tem muito tempo, recomendamos conhecer a Fazenda San Francisco PANTANAL, PANTANAL EXPERIÊNCIA e o PROJETO SALOBRA, que sai cedo do Hostel e retorna só no início da noite.


20. AGENDAMENTO DOS PASSEIOS - COM QUANTO DE ANTECEDÊNCIA DEVE-SE FAZER. Em altas temporadas, com muita procura, recomendamos o agendamento dos passeios com boa antecedência, pois os atrativos tem limite de vagas por dia.


21. REGRAS DE ALTERAÇÃO E CANCELAMENTO. Ao reservar antecipadamente ou presencialmente com um dos agentes da Bonito Ecological, agência do Bonito Hi Hostel, tenha certeza dos passeios escolhidos pois cancelá-los ou agendá-los em cima da hora pode não ser possível devido à programação do atrativo em recebê-lo, o transporte organizado e/ou falta de vagas disponíveis. Também seguimos as regras dos passeios para melhor atendê-lo.


22. HORÁRIO DE SAÍDA PARA O PASSEIO. Esteja sempre pronto pelo menos 15 minutos antes do horário programado de saída do transporte pois o mesmo coleta mais passageiros de outros hotéis.


23. QUAIS PASSEIOS SÃO OS MELHORES. Não existe o melhor passeio ou o mais legal, existem os atrativos que se encaixam mais adequadamente ao seu perfil, levando em consideração seus gostos pessoais, orçamento, mobilidade e disposição física.


24. INGRESSO e VOUCHER PARA O PASSEIO. Antes de sair para o passeio, SEMPRE esteja consigo o voucher de entrada! A agência do Bonito Hi Hostel sempre o entrega um dia antes ou no seu check in, caso tenha a programação feita antecipadamente.



25. BANCOS EM BONITO. A cidade possui os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Sicredi e Sicoob. Não há caixa 24 horas.


26. FORMAS DE PAGAMENTO EM BONITO. A maioria dos estabelecimentos possuem máquinas de cartão de crédito e aceitam PIX, sejam eles passeios, restaurantes, farmácias, ambulantes e etc.


27. ONDE COMER EM BONITO. A cidade oferece uma infinidade de bons restaurantes para todos os públicos e gostos. No centro é possível almoçar em locais renomados e com uma comida deliciosa. Buffet livre e com preço acessível, há o Espaço Jack, Marco Véio, Pantanal Grill, Sabor da Casa, Cazero, Tapera (esse com pratos individuais e a la carte), Casarão e outros. Os mais famosos com preço excelente e bem servido, como Juanita, Casa do João e Varandas. Se estiver em passeio, recomendamos almoçar no local para aproveitar o espaço. À noite, há mais opções e variedades. Além das citadas anteriormente, acrescentamos o Turquesa, Hambugreria, Imperial, Pizzaria Venus, Zapi Zen Pizzaria, Vuoi Trattoria, Taboa Bar, Vila Rebuá, La Bonita Bar, Bonito Beer e outras!


28. ONDE SE HOSPEDAR PAGANDO POUCO E CURTINDO MUITO. Os meios de hospedagem mais conhecidos por ter excelente custo x benefício e valor bem acessível é o Bonito Hi Hostel e Pousada, Pousada Muito Bonito e Pousada Céu de Estrelas.


29. É POSSÍVEL FAZER MAIS DE UM PASSEIO POR DIA. Sim, é possível, dependendo do horário disponível e dos passeios, fazer até três ou quatro, mas a recomendação é que organize certinho com um especialista da Agência Bonito Ecological. Alguns exemplos: Gruta do Lago Azul + Gruta de São Miguel e Balneário à tarde; Boia Cross e Aquário Natural, Rio Sucuri Nascentes e Praia da Figueira, Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, Rio da Prata e Buraco das Araras, Nascente Azul e Gruta do Mimoso, e etc.


30. QUAIS PASSEIOS FICAM PERTO UM DO OUTRO. Para otimizar o tempo em Bonito, recomendamos reservar passeios que ficam próximos uns dos outros. Exemplo: Gruta do Mimoso, Rio do Peixe e Nascente Azul; Rio da Prata, Buraco das Araras e Lagoa Misteriosa; Gruta do Lago Azul, Abismo Anhumas e Grutas de São Miguel; Rio Sucuri, Barra do Sucuri, Praia da Figueira e Refúgio da Barra; Parque Ecológico, Cabanas, Balneário Municipal, Gruta Catedral e Bosque das Águas.


Quer saber mais? Fale com a BONITO ECOLOGICAL, a sua agência especializada em Bonito desde 1997!




35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page